Cuide bem do seu Chapéu Panamá
Primeiro passo depois de adquirir um chapéu panamá é aprender a cuidar muito bem dele! Não fui eu que inventei essa frase mas a uso todos os dias 😉
O Chapéu Panamá é um clássico, disso todos “talvez” concordem, e as situações que podem acontecer com ele também são, então, vamos listar uma série de cuidados para que o chapéu preserve todas suas belas características e dure o maior tempo possível.
Cada tipo de chapéu tem uma característica peculiar que precisa ser levada em consideração durante a utilização no dia-a-dia. Nesse texto vamos tentar falar um pouco sobre cada uma delas, mas se por acaso não encontrar a informação que precisa mande um e-mail para a gente que faremos um novo post especialmente para você.
As situações de desgaste mais comuns com Chapéu Panamá são:
- ressecamento da palha;
- rasgo nas extremidades;
- trama se desfazer nas pontas;
- mofo na parte interna entre a palha e a carneira;
- alteração na estrutura.
Nesse momento vale a pena lembrar que estamos tratando com um chapéu produzido artesanalmente no Equador e que viajou muitos quilômetros para chegar até aqui. Sua matéria prima é a palha natural que foi colhida nos campos de produção e que recebeu um pouco de tratamento para garantir maior resistência e flexibilidade das fibras.
Para que essas situações listadas lá em cima não ocorram é preciso tomar o seguinte cuidado no dia-a-dia:
- não segure o chapéu pela copa forçando vinco;
- procure manter o chapéu sempre seco;
- evite deixar o chapéu sobre o painel do carro ou largado no banco de trás;
- não o guarde dentro ou encaixado em outro chapéu;
- enquanto não estiver usando o chapéu deixe-o envolto em uma sacola plástica transparente.
Esses são alguns cuidados básicos que vão garantir uma vida prolongada para seu Chapéu Panamá. Espero que tenha ajudado 😀